Dreamliner com 242 pessoas a bordo caiu minutos após decolar; pelo menos uma pessoa sobreviveu e centenas estão entre mortos e feridos.
Um avião comercial da Air India, modelo Boeing 787 Dreamliner, caiu na manhã de quinta-feira (12), pouco depois de decolar do Aeroporto Internacional de Ahmedabad. Havia 242 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, com destino a Londres.
O voo emitira um sinal de Mayday poucos segundos após a decolagem, quando chegava a cerca de 625 pés (190 metros) de altitude, e logo perdeu contato com o controle de tráfego. A aeronave caiu em uma área residencial próxima ao aeroporto, atingindo inclusive um alojamento de estudantes da faculdade de medicina BJ Medical College, conforme testemunhas que socorreram os primeiros feridos .
Equipes de resgate chegaram rapidamente ao local de impacto. Bombeiros e equipes médicas trabalharam para conter incêndios resultantes da queda, evacuaram moradores e iniciaram atendimento às vítimas, incluindo estudantes universitários que estavam no alojamento .
Apesar da tragédia, um passageiro sobreviveu, conforme divulgado pelas autoridades britânicas, acompanhado por parte do corpo diplomático. O número exato de vítimas ainda está sendo apurado, mas mais de 200 corpos já foram recuperados, segundo estimativas policiais . Além disso, há vítimas fatais entre moradores do alojamento atingido.
O governo indiano declarou luto nacional e acionou suporte a familiares, enquanto o primeiro-ministro expressou profundo pesar em suas redes. As investigações iniciais incluem análise da “caixa‑preta” da aeronave, cujo conteúdo deve esclarecer as causas do acidente, seja falha mecânica, erro operacional ou outro fator.
O incidente representa uma das piores tragédias aéreas da década e o primeiro acidente mortal “hull loss” envolvendo um Boeing 787 Dreamliner . As autoridades de aviação britânicas e indianas já montaram uma força-tarefa conjunta para investigação e apoio às famílias das vítimas estrangeiras.